BLOG

Eu preciso falar inglês nos EUA?

Harvard University – Cambridge, Massachusetts

A resposta para essa pergunta pode até parecer óbvia, mas o tema é muito mais complexo do que você imagina. Eu mesmo conheço pessoas que moram no país há décadas e só sabem se comunicar em português ou espanhol.

É possível viver no país sem falar inglês?

Sim, é possível. Em alguns estados dos EUA, como Flórida,  Califórnia e Massachusetts, há comunidades inteiras de imigrantes que conseguem viver praticamente sem usar o inglês, sendo comum encontrar brasileiros e latinos  no dia a dia.

Porém, viver assim tem suas limitações. Você acaba ficando restrito a empregos menos qualificados, onde não há necessidade de interagir com clientes ou colegas que falem inglês. Também pode ser mais difícil lidar com situações burocráticas, como ir ao médico, alugar um imóvel ou resolver problemas bancários. Até mesmo viajar para outras cidades onde não há um número tão expressivo de imigrantes pode ser difícil se você não conseguir se comunicar em inglês.

Falar inglês amplia suas chances de conseguir empregos melhores, com salários mais altos e condições mais dignas. Muitas vezes, o simples fato de saber se comunicar em inglês faz toda a diferença em uma entrevista. Sem o inglês, você pode se sentir dependente de outras pessoas para tarefas simples, como fazer uma ligação ou preencher um formulário, pedir um prato em um restaurante, etc. Com a língua, você ganha autonomia.

Saber inglês é também uma porta de entrada para a cultura americana. Você entenderá melhor os costumes, piadas e expressões locais, além de conseguir aproveitar filmes, músicas e livros no idioma original. Em emergências, saber inglês pode ser vital. Imagina precisar explicar um problema de saúde ou um acidente para um socorrista que não fala português. Além disso, saber inglês permite que você se conecte com mais pessoas, seja fazendo amizades com americanos ou conhecendo pessoas de outras partes do mundo.

Embora seja possível viver nos EUA sem falar inglês, essa escolha traz várias limitações. Além de ser uma questão de sobrevivência, dominar o idioma também é fundamental para seu crescimento pessoal e profissional. Se você chegou até aqui e percebeu que falar inglês é essencial para sua vida nos EUA, você pode encontrar meu contato na nossa página inicial e começar aprender de forma direcionada o quanto antes.

Leia Mais

Notícias Relacionadas